FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO
Considere as afirmativas sobre a integração lavoura-pecuária na agricultura familiar, julgue-as em verdadeiras ou falsas e faça a escolha da alternativa correspondente.
(___) A integração lavoura-pecuária na agricultura familiar possui grande importância no setor produtivo, principalmente pelo favorecimento do uso intensivo do solo. Nas regiões-alvo predominam pequenas propriedades, nas quais a produção de leite é uma alternativa interessante para a inclusão social, sustentabilidade do setor e para assegurar a sobrevivência do homem no campo.
(___) No Sudoeste do Paraná, mais de 80% das pequenas propriedades fazem integração lavoura-pecuária na produção de leite. A utilização dessa integração exige um bom planejamento de utilização da área e amplo conhecimento em sistema de produção agrícola integrada.
(___) O produtor precisa quebrar tabus e compreender que a entrada de animais em áreas de lavouras, quando realizada de maneira adequada, não afeta o desempenho das culturas sucessoras destinadas à produção de grãos. Esse sistema envolve muitas variáveis e demanda ainda estudos complementares, cujos resultados ao serem aplicados pelos agricultores podem tornar a integração lavoura-pecuária uma prática de alto benefício econômico e ambiental.
(___) O sucesso desse sistema de integração está diretamente associado à produção de biomassa para plantio direto e alimentação animal. Por essa razão, os produtores e profissionais da área de ciência agrárias precisam conhecer, cada vez mais, seu uso correto.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, V, V.
V, V, V, F.
Assistimos, a partir da década de 1960, um processo de modernização da agricultura brasileira e a análise do processo de modernização enseja um debate teórico e pode ser sintetizado em consequências, entre elas podemos citar:
1. Os impactos ambientais, com os problemas mais freqüentes, provocados pelo padrão de produção de monocultora foram: a destruição das florestas e da biodiversidade genética, a erosão dos solos e a contaminação dos recursos naturais e dos alimentos;
2. Os impactos socioeconomicos, causadas pelas transformações rápidas e complexas da produção agrícola, implantadas no campo, e os interesses dominantes do estilo de desenvolvimento adotado provocaram resultados sociais e econômicos.
3. A expansão da agricultura “moderna” ocorre concomitante a constituição do complexo agroindustrial, modernizando a base técnica dos meios de produção, alterando as formas de produção agrícola e gerando efeitos sobre o meio ambiente. As transformações no campo ocorrem, porém, heterogeneamente, pois as políticas de desenvolvimento rural, inspiradas na “modernização da agricultura”, são eivadas de desigualdades e privilégios.
4. A exploração ambiental está diretamente ligada ao avanço do complexo desenvolvimento tecnológico, científico e econômico que, muitas vezes, tem alterado de modo irreversível o cenário do planeta e levado a processos degenerativos profundos da natureza (RAMPASSO, 1997).
5. Dentre os processos degenerativos profundos da natureza, Ehlers (1999) destaca a erosão e a perda da fertilidade dos solos; a destruição florestal; a dilapidação do patrimônio genético e da biodiversidade; a contaminação dos solos, da água, dos animais silvestres, do homem do campo e dos alimentos.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Considere as afirmativas abaixo sobre CLUSTERS E ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS. Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta.
(___) Entre as diversas definições de cluster, a que mais se aproxima do sentido que aqui se quer entender é a seguinte: "é um grupo econômico constituído por empresas instaladas em determinada região, líderes em seus ramos, apoiado por outras que fornecem produto e serviços, ambas sustentadas por organizações que oferecem profissionais qualificados, tecnologias de ponta, recursos financeiros, ambiente propícios para negócios e infraestrutura física. Todas estas organizações interagem ao proporcionarem umas às outras os produtos e serviços de que necessitar estabelecendo, deste modo, relações que permitem produzir mais e melhor, com um custo menor. O processo toma as empresas mais competitivas".
(___) Como apresentados, os estudos do agronegócio efetuados sob a óptica dos "sistemas agroindustriais", da escola de Harvard, ou de filiere (ou cadeia), da escola francesa, visualizam o conjunto de participantes e de operações para a produção, processamento e mercadologia de um produto específico, incluindo possibilidades tecnológicas e as estratégias adotadas pelos agentes envolvidos.
(___) Cluster significa aglomerado e o estudo dos clusters agroindustriais permite mostrar as integrações e inter-relações entre sistemas (ou cadeias) do agronegócio, em um espaço delimitado. Por exemplo, os sistemas agroindustriais da soja e do milho têm vinculações diretas à montante e à jusante de outros sistemas agroindustriais. Então, quando esses sistemas agroindustriais se encontram integrados entre si, em determinada região, é possível denominá-los de cluster. Assim, ao analisar o agronegócio do milho e da soja, observa-se que a produção agrícola desses produtos está diretamente integrada e inter-relacionada montante com produção de insumos e prestação de serviços e a jusante com agroindústrias e com a produção animal (aves, suínos, bovinos e outros).
(___) As vantagens dos clusters, em relação a sistema isolado, estão exatamente na integração com outros sistemas, de modo que há possibilidade de sinergismos entre as diversas atividades, aproveitamento de produtos, subprodutos e resíduos de um sistema para outro, bem como possibilidade de utilização de estruturas físicas para múltiplos sistemas, permitindo economias de escala, trocas de informações, menor dependência a segmentos externos, diminuição de custos etc., enfim, como maior competitividade das empresas isoladamente e do conjunto.
(___) Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) significam a maneira como todos os agentes de determinadas cadeias produtivas se organizam e se inter-relacionam, inclusive com outras cadeias produtivas, em determinado espaço e território. Com objetivo de tornar o conceito mais abrangente, de modo a incluir todas as variáveis, são considerados também os sistemas correlacionados, de modo que se deve tratar de uma abordagem não mais de APL, mas de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais (ASPLs). Esse tipo de abordagem para análise regional tem sido utilizado mais recentemente, já no século XXI, sobretudo nos estudos para projetos de desenvolvimento regional. O resultado final é uma rede de inter-relações, envolvendo todos os segmentos direta ou indiretamente relacionados a determinado produto.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo e responda a alternativa correta:
1. O termo logística está muito utilizado ultimamente, sobretudo em função do crescimento dos centros urbanos, da distância entre os centros de produção e os de consumo, da necessidade de diminuição de custos e de perdas de produtos e da competição entre fornecedores/distribuidores. Por essas características é muito comum, sobretudo para o leigo, conceber a logística como o transporte final na distribuição de produtos em grandes centros urbanos, denominando as empresas que prestam esse tipo de serviço como empresas de logística.
2. Basicamente, existem dois tipos de serviços para os segmentos "depois porteira": de apoio à comercialização e de vigilância sanitária. Os serviços de apoio à comercialização podem ser públicos ou privados. Os serviços públicos mais representativos são prestados pelo Governo Federal, sobretudo por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e, em menores dimensões pelos governos estaduais, por intermédio de Centrais de Abastecimento e de outros programas.
3. Nas agroindústrias não alimentares, os procedimentos industriais gerais são bastante similares aos de indústrias de outros setores, guardadas as especificidades inerentes às características do agronegócio, sobretudo com respeito ao abastecimento de matérias-primas e às cadeias produtivas.
4. Nas agroindústrias alimentares, os cuidados são maiores e bastante específicos, pois elas tratam da produção de alimentos e têm uma preocupação muito maior, que é a segurança alimentar dos consumidores, com o objetivo de fornecimento de alimento seguro para a saúde do consumidor.
5. os produtos agropecuários são agrupados nos que serão comercializados in natura e nos que serão processados ou transformados. Os produtos comercializados in natura chegam até os consumidores sem ser submetidos a qualquer tipo de transformação, não passando necessariamente por agroindústrias, mas podem ser beneficiados e embalados ou vendidos a granel. Essa é a forma mais simples de apresentação de produtos para comercialização e ocorre geralmente com alguns grãos (feijão, ervilha seca, grão de bico etc.), frutas, raízes, tubérculos e hortaliças diversas.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Sobre sustentabilidade e segurança alimentar podemos afirmar que:
I. Assegurar o acesso mundial à alimentação, face ao impacto das mudanças climáticas, deve ser um dos maiores desafios desse século. Atualmente 850 milhões de pessoas passam fome no mundo. Dessas, 820 milhões vivem em países em desenvolvimento, que também serão os mais afetados pela mudança no clima. Governos, organizações internacionais, sociedade civil, setor privado e outros atores devem trabalhar juntos para enfrentar esses desafios e desenvolver estratégias apropriadas de combate.
II. No cenário mundial, ultimamente constatou-se a grande difusão do termo “sustentável” em todas as formas. As organizações, grupos, movimentos sociais, empresas capitalistas, todos em geral, utilizam como estratégia para atingir um objetivo, seja este em termos financeiros ou apoiados nas bases de mudança dos modelos construídos, até agora pela sociedade.
III. Falar em Desenvolvimento Sustentável é falar no paradigma do mundo atual. A palavra desenvolvimento, que antes era sinônimo de progresso e crescimento, hoje passa por outro enfoque, o da sustentabilidade.
IV. O paradigma da sustentabilidade também surgiu de uma necessidade econômica, pois o modelo vigente estava degradando tanto o meio ambiente, quanto a sociedade como um todo, o mundo está se tornando insustentável, por isso, pensa-se esse novo modo de viver.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Apenas I e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas III e IV estão corretas
Considere as afirmações abaixo sobre a opinião de autores sobre a globalização:
I. Segundo Antônio Filho (2002, p. 8), existem duas correntes que procuram definir o termo “globalização”. Para uns “[...] corresponde as profundas e dramáticas transformações pelas quais passam as sociedades humanas, na atualidade”; para outros corresponde “aos acontecimentos de ordem econômica, em escala planetária”.
II. Para o referido autor, a Globalização nos dias atuais tem como características principais: o desenvolvimento tecnológico de ponta, principalmente na área de transportes e comunicações; uma Nova Divisão Internacional do Trabalho (mais perversa e moldada pelas Multinacionais); e, para uma maior abertura da Economia para as Multinacionais, a ingerência mundial de órgãos supranacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Banco Mundial.
III. Para Dollfus (1997), que trabalha com o conceito de sistema-mundo (SM), em vez de globalização, “ [...] o sistema-mundo (SM) conceitualiza um conjunto – a humanidade de conjuntos – os Estados em seus territórios e as sociedades humanas no desdobramento geográfico de suas culturas, de suas empresas e dos mercados nos seus espaços”.
IV. Segundo esse autor, assim como também segundo Santos (1997), esse “sistema mundo”, ou “globalização”, no caso de Santos, se estabeleceu a partir do momento em que todas as terras foram distribuídas entre os estados territoriais e seus prolongamentos coloniais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas sobre as consequencias da globalização no brasil, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta.
(___) Segundo Elias (2011) as transformações ocorridas na atividade agropecuária no Brasil, nas últimas cinco décadas, têm profundos impactos sobre a (re) organização do território brasileiro, resultando em novos arranjos territoriais. Entre esses, destaca-se o que o autor tem chamado de, nos últimos anos, de Regiões Produtivas Agrícolas (RPAs).
(___) As RPAs são os novos arranjos territoriais produtivos agrícolas, os territórios das redes agroindustriais, escolhidos para receber os mais expressivos investimentos produtivos inerentes ao agronegócio globalizado, representando suas áreas mais competitivas. Nelas encontram-se partes dos circuitos espaciais da produção e círculos de cooperação de importantes commodities agrícolas, evidenciando a dinâmica territorial do agronegócio.
(___) Nas RPAs, as grandes corporações concernentes às redes agroindustriais são os maiores agentes produtores do espaço agrário e urbano. Como consequência de tais processos, intensificam-se as relações campo-cidade e a urbanização, uma vez que as redes agroindustriais necessitam também de processos que se dão no espaço urbano próximo às áreas de produção agrícola e agroindustrial, incrementando o crescimento de cidades totalmente funcionais ao agronegócio, as quais passam a ter novas funções, tal como a de gestão desse agronegócio globalizado. Processa-se, em última instância, a produção de territórios especializados e corporativos inerentes a esse agronegócio.
(___) Por outro lado, é importante reconhecer a existência de especificidades nas formas de produção e apropriação do espaço agrícola e urbano nas diferentes Regiões Produtivas Agrícolas, importantes nós, pontos ou manchas de redes agroindustriais com circuitos espaciais de produção globalizados, com poder de promover significativas (re) estruturações urbanas e regionais. Todas merecem atenção em um país de grandes dimensões e diversidade regional como o Brasil.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, V, V.
V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre processos agrícolas e escolha a alternativa correta.
I. Atualmente divide-se os processos agrícolas em sete blocos distintos mundiais: Agricultura Indígena; Agricultura Tradicional; Agricultura Convencional ou Moderna; Agricultura Alternativa ou Agricultura Orgânica ou Agroecologia; Agricultura Natural; Agricultura Biodinâmica e Permacultura.
II. Estes processos agrícolas se distinguem enquanto utilização de seus métodos e formas de condução de seus cultivos. Também se diferenciam em seus processos históricos de formação e no seu impacto sobre o meio social e atividade econômica.
III. A agricultura convencional prioriza a monocultura e grandes extensões de plantações, causando desequilíbrios ecológicos graves, abusando do uso de insumos e agrotóxicos, causando degradação do solo e dos recursos hídricos, e desmatamentos. Além disso, emprega pouca mão de obra, pois utiliza muito maquinário.
IV. Os processos agroecológicos de produção são, portanto, conservadores dos recursos naturais renováveis e econômico no uso de recursos naturais não renováveis como o petróleo, potássio, fósforo, e outros elementos. Esses fatores contribuem para que o balanço energético seja positivo, ao contrário do que ocorre na agricultura convencional.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
A Agricultura indígena e tradicional caracteriza-se por:
I. Corresponder à agricultura oriunda de culturas milenares, sumamente adaptadas a seus ecossistemas, e limitadas por seus aspectos físicos, econômicos e culturais, herdados através de séculos de atividades agrícolas.
II. Não objetiva a produção de alimentos visando o enriquecimento financeiro, mas o estado de satisfação pessoal e familiar, impulsionados pela geração de abundância alimentar e material.
III. Nesta agricultura é notada a íntima integração das atividades agrícolas com o ecossistema. A Amazônia brasileira é o seu maior exemplo para o mundo de sua imensa importância, nível de eficiência ecológica e sustentável e forma de organização social e cultural.
IV. Em seu sistema agrícola inclusive há uma maior preocupação ecológica e um maior respeito à vida silvestre por seus agricultores tradicionais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Julgue as questões abaixo sobre biomas e faça a escolha da alternativa correta correspondente:
(___) O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Além disso sofre influencia do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal localizado no norte do Paraguai e leste da Bolívia).
(___) Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
(___) A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país.
(___) A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, V, V.
V, V, V, F.
Assistimos, a partir da década de 1960, um processo de modernização da agricultura brasileira e a análise do processo de modernização enseja um debate teórico e pode ser sintetizado em consequências, entre elas podemos citar:
1. Os impactos ambientais, com os problemas mais freqüentes, provocados pelo padrão de produção de monocultora foram: a destruição das florestas e da biodiversidade genética, a erosão dos solos e a contaminação dos recursos naturais e dos alimentos;
2. Os impactos socioeconomicos, causadas pelas transformações rápidas e complexas da produção agrícola, implantadas no campo, e os interesses dominantes do estilo de desenvolvimento adotado provocaram resultados sociais e econômicos.
3. A expansão da agricultura “moderna” ocorre concomitante a constituição do complexo agroindustrial, modernizando a base técnica dos meios de produção, alterando as formas de produção agrícola e gerando efeitos sobre o meio ambiente. As transformações no campo ocorrem, porém, heterogeneamente, pois as políticas de desenvolvimento rural, inspiradas na “modernização da agricultura”, são eivadas de desigualdades e privilégios.
4. A exploração ambiental está diretamente ligada ao avanço do complexo desenvolvimento tecnológico, científico e econômico que, muitas vezes, tem alterado de modo irreversível o cenário do planeta e levado a processos degenerativos profundos da natureza (RAMPASSO, 1997).
5. Dentre os processos degenerativos profundos da natureza, Ehlers (1999) destaca a erosão e a perda da fertilidade dos solos; a destruição florestal; a dilapidação do patrimônio genético e da biodiversidade; a contaminação dos solos, da água, dos animais silvestres, do homem do campo e dos alimentos.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Considere as afirmativas abaixo sobre CLUSTERS E ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS. Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta.
(___) Entre as diversas definições de cluster, a que mais se aproxima do sentido que aqui se quer entender é a seguinte: "é um grupo econômico constituído por empresas instaladas em determinada região, líderes em seus ramos, apoiado por outras que fornecem produto e serviços, ambas sustentadas por organizações que oferecem profissionais qualificados, tecnologias de ponta, recursos financeiros, ambiente propícios para negócios e infraestrutura física. Todas estas organizações interagem ao proporcionarem umas às outras os produtos e serviços de que necessitar estabelecendo, deste modo, relações que permitem produzir mais e melhor, com um custo menor. O processo toma as empresas mais competitivas".
(___) Como apresentados, os estudos do agronegócio efetuados sob a óptica dos "sistemas agroindustriais", da escola de Harvard, ou de filiere (ou cadeia), da escola francesa, visualizam o conjunto de participantes e de operações para a produção, processamento e mercadologia de um produto específico, incluindo possibilidades tecnológicas e as estratégias adotadas pelos agentes envolvidos.
(___) Cluster significa aglomerado e o estudo dos clusters agroindustriais permite mostrar as integrações e inter-relações entre sistemas (ou cadeias) do agronegócio, em um espaço delimitado. Por exemplo, os sistemas agroindustriais da soja e do milho têm vinculações diretas à montante e à jusante de outros sistemas agroindustriais. Então, quando esses sistemas agroindustriais se encontram integrados entre si, em determinada região, é possível denominá-los de cluster. Assim, ao analisar o agronegócio do milho e da soja, observa-se que a produção agrícola desses produtos está diretamente integrada e inter-relacionada montante com produção de insumos e prestação de serviços e a jusante com agroindústrias e com a produção animal (aves, suínos, bovinos e outros).
(___) As vantagens dos clusters, em relação a sistema isolado, estão exatamente na integração com outros sistemas, de modo que há possibilidade de sinergismos entre as diversas atividades, aproveitamento de produtos, subprodutos e resíduos de um sistema para outro, bem como possibilidade de utilização de estruturas físicas para múltiplos sistemas, permitindo economias de escala, trocas de informações, menor dependência a segmentos externos, diminuição de custos etc., enfim, como maior competitividade das empresas isoladamente e do conjunto.
(___) Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) significam a maneira como todos os agentes de determinadas cadeias produtivas se organizam e se inter-relacionam, inclusive com outras cadeias produtivas, em determinado espaço e território. Com objetivo de tornar o conceito mais abrangente, de modo a incluir todas as variáveis, são considerados também os sistemas correlacionados, de modo que se deve tratar de uma abordagem não mais de APL, mas de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais (ASPLs). Esse tipo de abordagem para análise regional tem sido utilizado mais recentemente, já no século XXI, sobretudo nos estudos para projetos de desenvolvimento regional. O resultado final é uma rede de inter-relações, envolvendo todos os segmentos direta ou indiretamente relacionados a determinado produto.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo e responda a alternativa correta:
1. O termo logística está muito utilizado ultimamente, sobretudo em função do crescimento dos centros urbanos, da distância entre os centros de produção e os de consumo, da necessidade de diminuição de custos e de perdas de produtos e da competição entre fornecedores/distribuidores. Por essas características é muito comum, sobretudo para o leigo, conceber a logística como o transporte final na distribuição de produtos em grandes centros urbanos, denominando as empresas que prestam esse tipo de serviço como empresas de logística.
2. Basicamente, existem dois tipos de serviços para os segmentos "depois porteira": de apoio à comercialização e de vigilância sanitária. Os serviços de apoio à comercialização podem ser públicos ou privados. Os serviços públicos mais representativos são prestados pelo Governo Federal, sobretudo por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e, em menores dimensões pelos governos estaduais, por intermédio de Centrais de Abastecimento e de outros programas.
3. Nas agroindústrias não alimentares, os procedimentos industriais gerais são bastante similares aos de indústrias de outros setores, guardadas as especificidades inerentes às características do agronegócio, sobretudo com respeito ao abastecimento de matérias-primas e às cadeias produtivas.
4. Nas agroindústrias alimentares, os cuidados são maiores e bastante específicos, pois elas tratam da produção de alimentos e têm uma preocupação muito maior, que é a segurança alimentar dos consumidores, com o objetivo de fornecimento de alimento seguro para a saúde do consumidor.
5. os produtos agropecuários são agrupados nos que serão comercializados in natura e nos que serão processados ou transformados. Os produtos comercializados in natura chegam até os consumidores sem ser submetidos a qualquer tipo de transformação, não passando necessariamente por agroindústrias, mas podem ser beneficiados e embalados ou vendidos a granel. Essa é a forma mais simples de apresentação de produtos para comercialização e ocorre geralmente com alguns grãos (feijão, ervilha seca, grão de bico etc.), frutas, raízes, tubérculos e hortaliças diversas.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Sobre sustentabilidade e segurança alimentar podemos afirmar que:
I. Assegurar o acesso mundial à alimentação, face ao impacto das mudanças climáticas, deve ser um dos maiores desafios desse século. Atualmente 850 milhões de pessoas passam fome no mundo. Dessas, 820 milhões vivem em países em desenvolvimento, que também serão os mais afetados pela mudança no clima. Governos, organizações internacionais, sociedade civil, setor privado e outros atores devem trabalhar juntos para enfrentar esses desafios e desenvolver estratégias apropriadas de combate.
II. No cenário mundial, ultimamente constatou-se a grande difusão do termo “sustentável” em todas as formas. As organizações, grupos, movimentos sociais, empresas capitalistas, todos em geral, utilizam como estratégia para atingir um objetivo, seja este em termos financeiros ou apoiados nas bases de mudança dos modelos construídos, até agora pela sociedade.
III. Falar em Desenvolvimento Sustentável é falar no paradigma do mundo atual. A palavra desenvolvimento, que antes era sinônimo de progresso e crescimento, hoje passa por outro enfoque, o da sustentabilidade.
IV. O paradigma da sustentabilidade também surgiu de uma necessidade econômica, pois o modelo vigente estava degradando tanto o meio ambiente, quanto a sociedade como um todo, o mundo está se tornando insustentável, por isso, pensa-se esse novo modo de viver.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Apenas I e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas III e IV estão corretas
Considere as afirmações abaixo sobre a opinião de autores sobre a globalização:
I. Segundo Antônio Filho (2002, p. 8), existem duas correntes que procuram definir o termo “globalização”. Para uns “[...] corresponde as profundas e dramáticas transformações pelas quais passam as sociedades humanas, na atualidade”; para outros corresponde “aos acontecimentos de ordem econômica, em escala planetária”.
II. Para o referido autor, a Globalização nos dias atuais tem como características principais: o desenvolvimento tecnológico de ponta, principalmente na área de transportes e comunicações; uma Nova Divisão Internacional do Trabalho (mais perversa e moldada pelas Multinacionais); e, para uma maior abertura da Economia para as Multinacionais, a ingerência mundial de órgãos supranacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Banco Mundial.
III. Para Dollfus (1997), que trabalha com o conceito de sistema-mundo (SM), em vez de globalização, “ [...] o sistema-mundo (SM) conceitualiza um conjunto – a humanidade de conjuntos – os Estados em seus territórios e as sociedades humanas no desdobramento geográfico de suas culturas, de suas empresas e dos mercados nos seus espaços”.
IV. Segundo esse autor, assim como também segundo Santos (1997), esse “sistema mundo”, ou “globalização”, no caso de Santos, se estabeleceu a partir do momento em que todas as terras foram distribuídas entre os estados territoriais e seus prolongamentos coloniais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas sobre as consequencias da globalização no brasil, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta.
(___) Segundo Elias (2011) as transformações ocorridas na atividade agropecuária no Brasil, nas últimas cinco décadas, têm profundos impactos sobre a (re) organização do território brasileiro, resultando em novos arranjos territoriais. Entre esses, destaca-se o que o autor tem chamado de, nos últimos anos, de Regiões Produtivas Agrícolas (RPAs).
(___) As RPAs são os novos arranjos territoriais produtivos agrícolas, os territórios das redes agroindustriais, escolhidos para receber os mais expressivos investimentos produtivos inerentes ao agronegócio globalizado, representando suas áreas mais competitivas. Nelas encontram-se partes dos circuitos espaciais da produção e círculos de cooperação de importantes commodities agrícolas, evidenciando a dinâmica territorial do agronegócio.
(___) Nas RPAs, as grandes corporações concernentes às redes agroindustriais são os maiores agentes produtores do espaço agrário e urbano. Como consequência de tais processos, intensificam-se as relações campo-cidade e a urbanização, uma vez que as redes agroindustriais necessitam também de processos que se dão no espaço urbano próximo às áreas de produção agrícola e agroindustrial, incrementando o crescimento de cidades totalmente funcionais ao agronegócio, as quais passam a ter novas funções, tal como a de gestão desse agronegócio globalizado. Processa-se, em última instância, a produção de territórios especializados e corporativos inerentes a esse agronegócio.
(___) Por outro lado, é importante reconhecer a existência de especificidades nas formas de produção e apropriação do espaço agrícola e urbano nas diferentes Regiões Produtivas Agrícolas, importantes nós, pontos ou manchas de redes agroindustriais com circuitos espaciais de produção globalizados, com poder de promover significativas (re) estruturações urbanas e regionais. Todas merecem atenção em um país de grandes dimensões e diversidade regional como o Brasil.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, V, V.
V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre processos agrícolas e escolha a alternativa correta.
I. Atualmente divide-se os processos agrícolas em sete blocos distintos mundiais: Agricultura Indígena; Agricultura Tradicional; Agricultura Convencional ou Moderna; Agricultura Alternativa ou Agricultura Orgânica ou Agroecologia; Agricultura Natural; Agricultura Biodinâmica e Permacultura.
II. Estes processos agrícolas se distinguem enquanto utilização de seus métodos e formas de condução de seus cultivos. Também se diferenciam em seus processos históricos de formação e no seu impacto sobre o meio social e atividade econômica.
III. A agricultura convencional prioriza a monocultura e grandes extensões de plantações, causando desequilíbrios ecológicos graves, abusando do uso de insumos e agrotóxicos, causando degradação do solo e dos recursos hídricos, e desmatamentos. Além disso, emprega pouca mão de obra, pois utiliza muito maquinário.
IV. Os processos agroecológicos de produção são, portanto, conservadores dos recursos naturais renováveis e econômico no uso de recursos naturais não renováveis como o petróleo, potássio, fósforo, e outros elementos. Esses fatores contribuem para que o balanço energético seja positivo, ao contrário do que ocorre na agricultura convencional.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
A Agricultura indígena e tradicional caracteriza-se por:
I. Corresponder à agricultura oriunda de culturas milenares, sumamente adaptadas a seus ecossistemas, e limitadas por seus aspectos físicos, econômicos e culturais, herdados através de séculos de atividades agrícolas.
II. Não objetiva a produção de alimentos visando o enriquecimento financeiro, mas o estado de satisfação pessoal e familiar, impulsionados pela geração de abundância alimentar e material.
III. Nesta agricultura é notada a íntima integração das atividades agrícolas com o ecossistema. A Amazônia brasileira é o seu maior exemplo para o mundo de sua imensa importância, nível de eficiência ecológica e sustentável e forma de organização social e cultural.
IV. Em seu sistema agrícola inclusive há uma maior preocupação ecológica e um maior respeito à vida silvestre por seus agricultores tradicionais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Julgue as questões abaixo sobre biomas e faça a escolha da alternativa correta correspondente:
(___) O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Além disso sofre influencia do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal localizado no norte do Paraguai e leste da Bolívia).
(___) Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
(___) A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país.
(___) A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Considere as afirmativas abaixo sobre CLUSTERS E ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS. Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta.
(___) Entre as diversas definições de cluster, a que mais se aproxima do sentido que aqui se quer entender é a seguinte: "é um grupo econômico constituído por empresas instaladas em determinada região, líderes em seus ramos, apoiado por outras que fornecem produto e serviços, ambas sustentadas por organizações que oferecem profissionais qualificados, tecnologias de ponta, recursos financeiros, ambiente propícios para negócios e infraestrutura física. Todas estas organizações interagem ao proporcionarem umas às outras os produtos e serviços de que necessitar estabelecendo, deste modo, relações que permitem produzir mais e melhor, com um custo menor. O processo toma as empresas mais competitivas".
(___) Como apresentados, os estudos do agronegócio efetuados sob a óptica dos "sistemas agroindustriais", da escola de Harvard, ou de filiere (ou cadeia), da escola francesa, visualizam o conjunto de participantes e de operações para a produção, processamento e mercadologia de um produto específico, incluindo possibilidades tecnológicas e as estratégias adotadas pelos agentes envolvidos.
(___) Cluster significa aglomerado e o estudo dos clusters agroindustriais permite mostrar as integrações e inter-relações entre sistemas (ou cadeias) do agronegócio, em um espaço delimitado. Por exemplo, os sistemas agroindustriais da soja e do milho têm vinculações diretas à montante e à jusante de outros sistemas agroindustriais. Então, quando esses sistemas agroindustriais se encontram integrados entre si, em determinada região, é possível denominá-los de cluster. Assim, ao analisar o agronegócio do milho e da soja, observa-se que a produção agrícola desses produtos está diretamente integrada e inter-relacionada montante com produção de insumos e prestação de serviços e a jusante com agroindústrias e com a produção animal (aves, suínos, bovinos e outros).
(___) As vantagens dos clusters, em relação a sistema isolado, estão exatamente na integração com outros sistemas, de modo que há possibilidade de sinergismos entre as diversas atividades, aproveitamento de produtos, subprodutos e resíduos de um sistema para outro, bem como possibilidade de utilização de estruturas físicas para múltiplos sistemas, permitindo economias de escala, trocas de informações, menor dependência a segmentos externos, diminuição de custos etc., enfim, como maior competitividade das empresas isoladamente e do conjunto.
(___) Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) significam a maneira como todos os agentes de determinadas cadeias produtivas se organizam e se inter-relacionam, inclusive com outras cadeias produtivas, em determinado espaço e território. Com objetivo de tornar o conceito mais abrangente, de modo a incluir todas as variáveis, são considerados também os sistemas correlacionados, de modo que se deve tratar de uma abordagem não mais de APL, mas de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais (ASPLs). Esse tipo de abordagem para análise regional tem sido utilizado mais recentemente, já no século XXI, sobretudo nos estudos para projetos de desenvolvimento regional. O resultado final é uma rede de inter-relações, envolvendo todos os segmentos direta ou indiretamente relacionados a determinado produto.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo e responda a alternativa correta:
1. O termo logística está muito utilizado ultimamente, sobretudo em função do crescimento dos centros urbanos, da distância entre os centros de produção e os de consumo, da necessidade de diminuição de custos e de perdas de produtos e da competição entre fornecedores/distribuidores. Por essas características é muito comum, sobretudo para o leigo, conceber a logística como o transporte final na distribuição de produtos em grandes centros urbanos, denominando as empresas que prestam esse tipo de serviço como empresas de logística.
2. Basicamente, existem dois tipos de serviços para os segmentos "depois porteira": de apoio à comercialização e de vigilância sanitária. Os serviços de apoio à comercialização podem ser públicos ou privados. Os serviços públicos mais representativos são prestados pelo Governo Federal, sobretudo por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e, em menores dimensões pelos governos estaduais, por intermédio de Centrais de Abastecimento e de outros programas.
3. Nas agroindústrias não alimentares, os procedimentos industriais gerais são bastante similares aos de indústrias de outros setores, guardadas as especificidades inerentes às características do agronegócio, sobretudo com respeito ao abastecimento de matérias-primas e às cadeias produtivas.
4. Nas agroindústrias alimentares, os cuidados são maiores e bastante específicos, pois elas tratam da produção de alimentos e têm uma preocupação muito maior, que é a segurança alimentar dos consumidores, com o objetivo de fornecimento de alimento seguro para a saúde do consumidor.
5. os produtos agropecuários são agrupados nos que serão comercializados in natura e nos que serão processados ou transformados. Os produtos comercializados in natura chegam até os consumidores sem ser submetidos a qualquer tipo de transformação, não passando necessariamente por agroindústrias, mas podem ser beneficiados e embalados ou vendidos a granel. Essa é a forma mais simples de apresentação de produtos para comercialização e ocorre geralmente com alguns grãos (feijão, ervilha seca, grão de bico etc.), frutas, raízes, tubérculos e hortaliças diversas.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Sobre sustentabilidade e segurança alimentar podemos afirmar que:
I. Assegurar o acesso mundial à alimentação, face ao impacto das mudanças climáticas, deve ser um dos maiores desafios desse século. Atualmente 850 milhões de pessoas passam fome no mundo. Dessas, 820 milhões vivem em países em desenvolvimento, que também serão os mais afetados pela mudança no clima. Governos, organizações internacionais, sociedade civil, setor privado e outros atores devem trabalhar juntos para enfrentar esses desafios e desenvolver estratégias apropriadas de combate.
II. No cenário mundial, ultimamente constatou-se a grande difusão do termo “sustentável” em todas as formas. As organizações, grupos, movimentos sociais, empresas capitalistas, todos em geral, utilizam como estratégia para atingir um objetivo, seja este em termos financeiros ou apoiados nas bases de mudança dos modelos construídos, até agora pela sociedade.
III. Falar em Desenvolvimento Sustentável é falar no paradigma do mundo atual. A palavra desenvolvimento, que antes era sinônimo de progresso e crescimento, hoje passa por outro enfoque, o da sustentabilidade.
IV. O paradigma da sustentabilidade também surgiu de uma necessidade econômica, pois o modelo vigente estava degradando tanto o meio ambiente, quanto a sociedade como um todo, o mundo está se tornando insustentável, por isso, pensa-se esse novo modo de viver.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Apenas I e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas III e IV estão corretas
Considere as afirmações abaixo sobre a opinião de autores sobre a globalização:
I. Segundo Antônio Filho (2002, p. 8), existem duas correntes que procuram definir o termo “globalização”. Para uns “[...] corresponde as profundas e dramáticas transformações pelas quais passam as sociedades humanas, na atualidade”; para outros corresponde “aos acontecimentos de ordem econômica, em escala planetária”.
II. Para o referido autor, a Globalização nos dias atuais tem como características principais: o desenvolvimento tecnológico de ponta, principalmente na área de transportes e comunicações; uma Nova Divisão Internacional do Trabalho (mais perversa e moldada pelas Multinacionais); e, para uma maior abertura da Economia para as Multinacionais, a ingerência mundial de órgãos supranacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Banco Mundial.
III. Para Dollfus (1997), que trabalha com o conceito de sistema-mundo (SM), em vez de globalização, “ [...] o sistema-mundo (SM) conceitualiza um conjunto – a humanidade de conjuntos – os Estados em seus territórios e as sociedades humanas no desdobramento geográfico de suas culturas, de suas empresas e dos mercados nos seus espaços”.
IV. Segundo esse autor, assim como também segundo Santos (1997), esse “sistema mundo”, ou “globalização”, no caso de Santos, se estabeleceu a partir do momento em que todas as terras foram distribuídas entre os estados territoriais e seus prolongamentos coloniais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas sobre as consequencias da globalização no brasil, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta.
(___) Segundo Elias (2011) as transformações ocorridas na atividade agropecuária no Brasil, nas últimas cinco décadas, têm profundos impactos sobre a (re) organização do território brasileiro, resultando em novos arranjos territoriais. Entre esses, destaca-se o que o autor tem chamado de, nos últimos anos, de Regiões Produtivas Agrícolas (RPAs).
(___) As RPAs são os novos arranjos territoriais produtivos agrícolas, os territórios das redes agroindustriais, escolhidos para receber os mais expressivos investimentos produtivos inerentes ao agronegócio globalizado, representando suas áreas mais competitivas. Nelas encontram-se partes dos circuitos espaciais da produção e círculos de cooperação de importantes commodities agrícolas, evidenciando a dinâmica territorial do agronegócio.
(___) Nas RPAs, as grandes corporações concernentes às redes agroindustriais são os maiores agentes produtores do espaço agrário e urbano. Como consequência de tais processos, intensificam-se as relações campo-cidade e a urbanização, uma vez que as redes agroindustriais necessitam também de processos que se dão no espaço urbano próximo às áreas de produção agrícola e agroindustrial, incrementando o crescimento de cidades totalmente funcionais ao agronegócio, as quais passam a ter novas funções, tal como a de gestão desse agronegócio globalizado. Processa-se, em última instância, a produção de territórios especializados e corporativos inerentes a esse agronegócio.
(___) Por outro lado, é importante reconhecer a existência de especificidades nas formas de produção e apropriação do espaço agrícola e urbano nas diferentes Regiões Produtivas Agrícolas, importantes nós, pontos ou manchas de redes agroindustriais com circuitos espaciais de produção globalizados, com poder de promover significativas (re) estruturações urbanas e regionais. Todas merecem atenção em um país de grandes dimensões e diversidade regional como o Brasil.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, V, V.
V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre processos agrícolas e escolha a alternativa correta.
I. Atualmente divide-se os processos agrícolas em sete blocos distintos mundiais: Agricultura Indígena; Agricultura Tradicional; Agricultura Convencional ou Moderna; Agricultura Alternativa ou Agricultura Orgânica ou Agroecologia; Agricultura Natural; Agricultura Biodinâmica e Permacultura.
II. Estes processos agrícolas se distinguem enquanto utilização de seus métodos e formas de condução de seus cultivos. Também se diferenciam em seus processos históricos de formação e no seu impacto sobre o meio social e atividade econômica.
III. A agricultura convencional prioriza a monocultura e grandes extensões de plantações, causando desequilíbrios ecológicos graves, abusando do uso de insumos e agrotóxicos, causando degradação do solo e dos recursos hídricos, e desmatamentos. Além disso, emprega pouca mão de obra, pois utiliza muito maquinário.
IV. Os processos agroecológicos de produção são, portanto, conservadores dos recursos naturais renováveis e econômico no uso de recursos naturais não renováveis como o petróleo, potássio, fósforo, e outros elementos. Esses fatores contribuem para que o balanço energético seja positivo, ao contrário do que ocorre na agricultura convencional.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
A Agricultura indígena e tradicional caracteriza-se por:
I. Corresponder à agricultura oriunda de culturas milenares, sumamente adaptadas a seus ecossistemas, e limitadas por seus aspectos físicos, econômicos e culturais, herdados através de séculos de atividades agrícolas.
II. Não objetiva a produção de alimentos visando o enriquecimento financeiro, mas o estado de satisfação pessoal e familiar, impulsionados pela geração de abundância alimentar e material.
III. Nesta agricultura é notada a íntima integração das atividades agrícolas com o ecossistema. A Amazônia brasileira é o seu maior exemplo para o mundo de sua imensa importância, nível de eficiência ecológica e sustentável e forma de organização social e cultural.
IV. Em seu sistema agrícola inclusive há uma maior preocupação ecológica e um maior respeito à vida silvestre por seus agricultores tradicionais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Julgue as questões abaixo sobre biomas e faça a escolha da alternativa correta correspondente:
(___) O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Além disso sofre influencia do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal localizado no norte do Paraguai e leste da Bolívia).
(___) Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
(___) A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país.
(___) A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo e responda a alternativa correta:
1. O termo logística está muito utilizado ultimamente, sobretudo em função do crescimento dos centros urbanos, da distância entre os centros de produção e os de consumo, da necessidade de diminuição de custos e de perdas de produtos e da competição entre fornecedores/distribuidores. Por essas características é muito comum, sobretudo para o leigo, conceber a logística como o transporte final na distribuição de produtos em grandes centros urbanos, denominando as empresas que prestam esse tipo de serviço como empresas de logística.
2. Basicamente, existem dois tipos de serviços para os segmentos "depois porteira": de apoio à comercialização e de vigilância sanitária. Os serviços de apoio à comercialização podem ser públicos ou privados. Os serviços públicos mais representativos são prestados pelo Governo Federal, sobretudo por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e, em menores dimensões pelos governos estaduais, por intermédio de Centrais de Abastecimento e de outros programas.
3. Nas agroindústrias não alimentares, os procedimentos industriais gerais são bastante similares aos de indústrias de outros setores, guardadas as especificidades inerentes às características do agronegócio, sobretudo com respeito ao abastecimento de matérias-primas e às cadeias produtivas.
4. Nas agroindústrias alimentares, os cuidados são maiores e bastante específicos, pois elas tratam da produção de alimentos e têm uma preocupação muito maior, que é a segurança alimentar dos consumidores, com o objetivo de fornecimento de alimento seguro para a saúde do consumidor.
5. os produtos agropecuários são agrupados nos que serão comercializados in natura e nos que serão processados ou transformados. Os produtos comercializados in natura chegam até os consumidores sem ser submetidos a qualquer tipo de transformação, não passando necessariamente por agroindústrias, mas podem ser beneficiados e embalados ou vendidos a granel. Essa é a forma mais simples de apresentação de produtos para comercialização e ocorre geralmente com alguns grãos (feijão, ervilha seca, grão de bico etc.), frutas, raízes, tubérculos e hortaliças diversas.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Sobre sustentabilidade e segurança alimentar podemos afirmar que:
I. Assegurar o acesso mundial à alimentação, face ao impacto das mudanças climáticas, deve ser um dos maiores desafios desse século. Atualmente 850 milhões de pessoas passam fome no mundo. Dessas, 820 milhões vivem em países em desenvolvimento, que também serão os mais afetados pela mudança no clima. Governos, organizações internacionais, sociedade civil, setor privado e outros atores devem trabalhar juntos para enfrentar esses desafios e desenvolver estratégias apropriadas de combate.
II. No cenário mundial, ultimamente constatou-se a grande difusão do termo “sustentável” em todas as formas. As organizações, grupos, movimentos sociais, empresas capitalistas, todos em geral, utilizam como estratégia para atingir um objetivo, seja este em termos financeiros ou apoiados nas bases de mudança dos modelos construídos, até agora pela sociedade.
III. Falar em Desenvolvimento Sustentável é falar no paradigma do mundo atual. A palavra desenvolvimento, que antes era sinônimo de progresso e crescimento, hoje passa por outro enfoque, o da sustentabilidade.
IV. O paradigma da sustentabilidade também surgiu de uma necessidade econômica, pois o modelo vigente estava degradando tanto o meio ambiente, quanto a sociedade como um todo, o mundo está se tornando insustentável, por isso, pensa-se esse novo modo de viver.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Apenas I e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas III e IV estão corretas
Considere as afirmações abaixo sobre a opinião de autores sobre a globalização:
I. Segundo Antônio Filho (2002, p. 8), existem duas correntes que procuram definir o termo “globalização”. Para uns “[...] corresponde as profundas e dramáticas transformações pelas quais passam as sociedades humanas, na atualidade”; para outros corresponde “aos acontecimentos de ordem econômica, em escala planetária”.
II. Para o referido autor, a Globalização nos dias atuais tem como características principais: o desenvolvimento tecnológico de ponta, principalmente na área de transportes e comunicações; uma Nova Divisão Internacional do Trabalho (mais perversa e moldada pelas Multinacionais); e, para uma maior abertura da Economia para as Multinacionais, a ingerência mundial de órgãos supranacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Banco Mundial.
III. Para Dollfus (1997), que trabalha com o conceito de sistema-mundo (SM), em vez de globalização, “ [...] o sistema-mundo (SM) conceitualiza um conjunto – a humanidade de conjuntos – os Estados em seus territórios e as sociedades humanas no desdobramento geográfico de suas culturas, de suas empresas e dos mercados nos seus espaços”.
IV. Segundo esse autor, assim como também segundo Santos (1997), esse “sistema mundo”, ou “globalização”, no caso de Santos, se estabeleceu a partir do momento em que todas as terras foram distribuídas entre os estados territoriais e seus prolongamentos coloniais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas sobre as consequencias da globalização no brasil, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta.
(___) Segundo Elias (2011) as transformações ocorridas na atividade agropecuária no Brasil, nas últimas cinco décadas, têm profundos impactos sobre a (re) organização do território brasileiro, resultando em novos arranjos territoriais. Entre esses, destaca-se o que o autor tem chamado de, nos últimos anos, de Regiões Produtivas Agrícolas (RPAs).
(___) As RPAs são os novos arranjos territoriais produtivos agrícolas, os territórios das redes agroindustriais, escolhidos para receber os mais expressivos investimentos produtivos inerentes ao agronegócio globalizado, representando suas áreas mais competitivas. Nelas encontram-se partes dos circuitos espaciais da produção e círculos de cooperação de importantes commodities agrícolas, evidenciando a dinâmica territorial do agronegócio.
(___) Nas RPAs, as grandes corporações concernentes às redes agroindustriais são os maiores agentes produtores do espaço agrário e urbano. Como consequência de tais processos, intensificam-se as relações campo-cidade e a urbanização, uma vez que as redes agroindustriais necessitam também de processos que se dão no espaço urbano próximo às áreas de produção agrícola e agroindustrial, incrementando o crescimento de cidades totalmente funcionais ao agronegócio, as quais passam a ter novas funções, tal como a de gestão desse agronegócio globalizado. Processa-se, em última instância, a produção de territórios especializados e corporativos inerentes a esse agronegócio.
(___) Por outro lado, é importante reconhecer a existência de especificidades nas formas de produção e apropriação do espaço agrícola e urbano nas diferentes Regiões Produtivas Agrícolas, importantes nós, pontos ou manchas de redes agroindustriais com circuitos espaciais de produção globalizados, com poder de promover significativas (re) estruturações urbanas e regionais. Todas merecem atenção em um país de grandes dimensões e diversidade regional como o Brasil.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, V, V.
V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre processos agrícolas e escolha a alternativa correta.
I. Atualmente divide-se os processos agrícolas em sete blocos distintos mundiais: Agricultura Indígena; Agricultura Tradicional; Agricultura Convencional ou Moderna; Agricultura Alternativa ou Agricultura Orgânica ou Agroecologia; Agricultura Natural; Agricultura Biodinâmica e Permacultura.
II. Estes processos agrícolas se distinguem enquanto utilização de seus métodos e formas de condução de seus cultivos. Também se diferenciam em seus processos históricos de formação e no seu impacto sobre o meio social e atividade econômica.
III. A agricultura convencional prioriza a monocultura e grandes extensões de plantações, causando desequilíbrios ecológicos graves, abusando do uso de insumos e agrotóxicos, causando degradação do solo e dos recursos hídricos, e desmatamentos. Além disso, emprega pouca mão de obra, pois utiliza muito maquinário.
IV. Os processos agroecológicos de produção são, portanto, conservadores dos recursos naturais renováveis e econômico no uso de recursos naturais não renováveis como o petróleo, potássio, fósforo, e outros elementos. Esses fatores contribuem para que o balanço energético seja positivo, ao contrário do que ocorre na agricultura convencional.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
A Agricultura indígena e tradicional caracteriza-se por:
I. Corresponder à agricultura oriunda de culturas milenares, sumamente adaptadas a seus ecossistemas, e limitadas por seus aspectos físicos, econômicos e culturais, herdados através de séculos de atividades agrícolas.
II. Não objetiva a produção de alimentos visando o enriquecimento financeiro, mas o estado de satisfação pessoal e familiar, impulsionados pela geração de abundância alimentar e material.
III. Nesta agricultura é notada a íntima integração das atividades agrícolas com o ecossistema. A Amazônia brasileira é o seu maior exemplo para o mundo de sua imensa importância, nível de eficiência ecológica e sustentável e forma de organização social e cultural.
IV. Em seu sistema agrícola inclusive há uma maior preocupação ecológica e um maior respeito à vida silvestre por seus agricultores tradicionais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Julgue as questões abaixo sobre biomas e faça a escolha da alternativa correta correspondente:
(___) O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Além disso sofre influencia do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal localizado no norte do Paraguai e leste da Bolívia).
(___) Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
(___) A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país.
(___) A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Sobre sustentabilidade e segurança alimentar podemos afirmar que:
I. Assegurar o acesso mundial à alimentação, face ao impacto das mudanças climáticas, deve ser um dos maiores desafios desse século. Atualmente 850 milhões de pessoas passam fome no mundo. Dessas, 820 milhões vivem em países em desenvolvimento, que também serão os mais afetados pela mudança no clima. Governos, organizações internacionais, sociedade civil, setor privado e outros atores devem trabalhar juntos para enfrentar esses desafios e desenvolver estratégias apropriadas de combate.
II. No cenário mundial, ultimamente constatou-se a grande difusão do termo “sustentável” em todas as formas. As organizações, grupos, movimentos sociais, empresas capitalistas, todos em geral, utilizam como estratégia para atingir um objetivo, seja este em termos financeiros ou apoiados nas bases de mudança dos modelos construídos, até agora pela sociedade.
III. Falar em Desenvolvimento Sustentável é falar no paradigma do mundo atual. A palavra desenvolvimento, que antes era sinônimo de progresso e crescimento, hoje passa por outro enfoque, o da sustentabilidade.
IV. O paradigma da sustentabilidade também surgiu de uma necessidade econômica, pois o modelo vigente estava degradando tanto o meio ambiente, quanto a sociedade como um todo, o mundo está se tornando insustentável, por isso, pensa-se esse novo modo de viver.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Apenas I e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas III e IV estão corretas
Considere as afirmações abaixo sobre a opinião de autores sobre a globalização:
I. Segundo Antônio Filho (2002, p. 8), existem duas correntes que procuram definir o termo “globalização”. Para uns “[...] corresponde as profundas e dramáticas transformações pelas quais passam as sociedades humanas, na atualidade”; para outros corresponde “aos acontecimentos de ordem econômica, em escala planetária”.
II. Para o referido autor, a Globalização nos dias atuais tem como características principais: o desenvolvimento tecnológico de ponta, principalmente na área de transportes e comunicações; uma Nova Divisão Internacional do Trabalho (mais perversa e moldada pelas Multinacionais); e, para uma maior abertura da Economia para as Multinacionais, a ingerência mundial de órgãos supranacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Banco Mundial.
III. Para Dollfus (1997), que trabalha com o conceito de sistema-mundo (SM), em vez de globalização, “ [...] o sistema-mundo (SM) conceitualiza um conjunto – a humanidade de conjuntos – os Estados em seus territórios e as sociedades humanas no desdobramento geográfico de suas culturas, de suas empresas e dos mercados nos seus espaços”.
IV. Segundo esse autor, assim como também segundo Santos (1997), esse “sistema mundo”, ou “globalização”, no caso de Santos, se estabeleceu a partir do momento em que todas as terras foram distribuídas entre os estados territoriais e seus prolongamentos coloniais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas sobre as consequencias da globalização no brasil, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta.
(___) Segundo Elias (2011) as transformações ocorridas na atividade agropecuária no Brasil, nas últimas cinco décadas, têm profundos impactos sobre a (re) organização do território brasileiro, resultando em novos arranjos territoriais. Entre esses, destaca-se o que o autor tem chamado de, nos últimos anos, de Regiões Produtivas Agrícolas (RPAs).
(___) As RPAs são os novos arranjos territoriais produtivos agrícolas, os territórios das redes agroindustriais, escolhidos para receber os mais expressivos investimentos produtivos inerentes ao agronegócio globalizado, representando suas áreas mais competitivas. Nelas encontram-se partes dos circuitos espaciais da produção e círculos de cooperação de importantes commodities agrícolas, evidenciando a dinâmica territorial do agronegócio.
(___) Nas RPAs, as grandes corporações concernentes às redes agroindustriais são os maiores agentes produtores do espaço agrário e urbano. Como consequência de tais processos, intensificam-se as relações campo-cidade e a urbanização, uma vez que as redes agroindustriais necessitam também de processos que se dão no espaço urbano próximo às áreas de produção agrícola e agroindustrial, incrementando o crescimento de cidades totalmente funcionais ao agronegócio, as quais passam a ter novas funções, tal como a de gestão desse agronegócio globalizado. Processa-se, em última instância, a produção de territórios especializados e corporativos inerentes a esse agronegócio.
(___) Por outro lado, é importante reconhecer a existência de especificidades nas formas de produção e apropriação do espaço agrícola e urbano nas diferentes Regiões Produtivas Agrícolas, importantes nós, pontos ou manchas de redes agroindustriais com circuitos espaciais de produção globalizados, com poder de promover significativas (re) estruturações urbanas e regionais. Todas merecem atenção em um país de grandes dimensões e diversidade regional como o Brasil.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, V, V.
V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre processos agrícolas e escolha a alternativa correta.
I. Atualmente divide-se os processos agrícolas em sete blocos distintos mundiais: Agricultura Indígena; Agricultura Tradicional; Agricultura Convencional ou Moderna; Agricultura Alternativa ou Agricultura Orgânica ou Agroecologia; Agricultura Natural; Agricultura Biodinâmica e Permacultura.
II. Estes processos agrícolas se distinguem enquanto utilização de seus métodos e formas de condução de seus cultivos. Também se diferenciam em seus processos históricos de formação e no seu impacto sobre o meio social e atividade econômica.
III. A agricultura convencional prioriza a monocultura e grandes extensões de plantações, causando desequilíbrios ecológicos graves, abusando do uso de insumos e agrotóxicos, causando degradação do solo e dos recursos hídricos, e desmatamentos. Além disso, emprega pouca mão de obra, pois utiliza muito maquinário.
IV. Os processos agroecológicos de produção são, portanto, conservadores dos recursos naturais renováveis e econômico no uso de recursos naturais não renováveis como o petróleo, potássio, fósforo, e outros elementos. Esses fatores contribuem para que o balanço energético seja positivo, ao contrário do que ocorre na agricultura convencional.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
A Agricultura indígena e tradicional caracteriza-se por:
I. Corresponder à agricultura oriunda de culturas milenares, sumamente adaptadas a seus ecossistemas, e limitadas por seus aspectos físicos, econômicos e culturais, herdados através de séculos de atividades agrícolas.
II. Não objetiva a produção de alimentos visando o enriquecimento financeiro, mas o estado de satisfação pessoal e familiar, impulsionados pela geração de abundância alimentar e material.
III. Nesta agricultura é notada a íntima integração das atividades agrícolas com o ecossistema. A Amazônia brasileira é o seu maior exemplo para o mundo de sua imensa importância, nível de eficiência ecológica e sustentável e forma de organização social e cultural.
IV. Em seu sistema agrícola inclusive há uma maior preocupação ecológica e um maior respeito à vida silvestre por seus agricultores tradicionais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Julgue as questões abaixo sobre biomas e faça a escolha da alternativa correta correspondente:
(___) O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Além disso sofre influencia do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal localizado no norte do Paraguai e leste da Bolívia).
(___) Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
(___) A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país.
(___) A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.
Apenas I e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas III e IV estão corretas
Considere as afirmações abaixo sobre a opinião de autores sobre a globalização:
I. Segundo Antônio Filho (2002, p. 8), existem duas correntes que procuram definir o termo “globalização”. Para uns “[...] corresponde as profundas e dramáticas transformações pelas quais passam as sociedades humanas, na atualidade”; para outros corresponde “aos acontecimentos de ordem econômica, em escala planetária”.
II. Para o referido autor, a Globalização nos dias atuais tem como características principais: o desenvolvimento tecnológico de ponta, principalmente na área de transportes e comunicações; uma Nova Divisão Internacional do Trabalho (mais perversa e moldada pelas Multinacionais); e, para uma maior abertura da Economia para as Multinacionais, a ingerência mundial de órgãos supranacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Banco Mundial.
III. Para Dollfus (1997), que trabalha com o conceito de sistema-mundo (SM), em vez de globalização, “ [...] o sistema-mundo (SM) conceitualiza um conjunto – a humanidade de conjuntos – os Estados em seus territórios e as sociedades humanas no desdobramento geográfico de suas culturas, de suas empresas e dos mercados nos seus espaços”.
IV. Segundo esse autor, assim como também segundo Santos (1997), esse “sistema mundo”, ou “globalização”, no caso de Santos, se estabeleceu a partir do momento em que todas as terras foram distribuídas entre os estados territoriais e seus prolongamentos coloniais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas sobre as consequencias da globalização no brasil, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta.
(___) Segundo Elias (2011) as transformações ocorridas na atividade agropecuária no Brasil, nas últimas cinco décadas, têm profundos impactos sobre a (re) organização do território brasileiro, resultando em novos arranjos territoriais. Entre esses, destaca-se o que o autor tem chamado de, nos últimos anos, de Regiões Produtivas Agrícolas (RPAs).
(___) As RPAs são os novos arranjos territoriais produtivos agrícolas, os territórios das redes agroindustriais, escolhidos para receber os mais expressivos investimentos produtivos inerentes ao agronegócio globalizado, representando suas áreas mais competitivas. Nelas encontram-se partes dos circuitos espaciais da produção e círculos de cooperação de importantes commodities agrícolas, evidenciando a dinâmica territorial do agronegócio.
(___) Nas RPAs, as grandes corporações concernentes às redes agroindustriais são os maiores agentes produtores do espaço agrário e urbano. Como consequência de tais processos, intensificam-se as relações campo-cidade e a urbanização, uma vez que as redes agroindustriais necessitam também de processos que se dão no espaço urbano próximo às áreas de produção agrícola e agroindustrial, incrementando o crescimento de cidades totalmente funcionais ao agronegócio, as quais passam a ter novas funções, tal como a de gestão desse agronegócio globalizado. Processa-se, em última instância, a produção de territórios especializados e corporativos inerentes a esse agronegócio.
(___) Por outro lado, é importante reconhecer a existência de especificidades nas formas de produção e apropriação do espaço agrícola e urbano nas diferentes Regiões Produtivas Agrícolas, importantes nós, pontos ou manchas de redes agroindustriais com circuitos espaciais de produção globalizados, com poder de promover significativas (re) estruturações urbanas e regionais. Todas merecem atenção em um país de grandes dimensões e diversidade regional como o Brasil.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, V, V.
V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre processos agrícolas e escolha a alternativa correta.
I. Atualmente divide-se os processos agrícolas em sete blocos distintos mundiais: Agricultura Indígena; Agricultura Tradicional; Agricultura Convencional ou Moderna; Agricultura Alternativa ou Agricultura Orgânica ou Agroecologia; Agricultura Natural; Agricultura Biodinâmica e Permacultura.
II. Estes processos agrícolas se distinguem enquanto utilização de seus métodos e formas de condução de seus cultivos. Também se diferenciam em seus processos históricos de formação e no seu impacto sobre o meio social e atividade econômica.
III. A agricultura convencional prioriza a monocultura e grandes extensões de plantações, causando desequilíbrios ecológicos graves, abusando do uso de insumos e agrotóxicos, causando degradação do solo e dos recursos hídricos, e desmatamentos. Além disso, emprega pouca mão de obra, pois utiliza muito maquinário.
IV. Os processos agroecológicos de produção são, portanto, conservadores dos recursos naturais renováveis e econômico no uso de recursos naturais não renováveis como o petróleo, potássio, fósforo, e outros elementos. Esses fatores contribuem para que o balanço energético seja positivo, ao contrário do que ocorre na agricultura convencional.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
A Agricultura indígena e tradicional caracteriza-se por:
I. Corresponder à agricultura oriunda de culturas milenares, sumamente adaptadas a seus ecossistemas, e limitadas por seus aspectos físicos, econômicos e culturais, herdados através de séculos de atividades agrícolas.
II. Não objetiva a produção de alimentos visando o enriquecimento financeiro, mas o estado de satisfação pessoal e familiar, impulsionados pela geração de abundância alimentar e material.
III. Nesta agricultura é notada a íntima integração das atividades agrícolas com o ecossistema. A Amazônia brasileira é o seu maior exemplo para o mundo de sua imensa importância, nível de eficiência ecológica e sustentável e forma de organização social e cultural.
IV. Em seu sistema agrícola inclusive há uma maior preocupação ecológica e um maior respeito à vida silvestre por seus agricultores tradicionais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Julgue as questões abaixo sobre biomas e faça a escolha da alternativa correta correspondente:
(___) O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Além disso sofre influencia do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal localizado no norte do Paraguai e leste da Bolívia).
(___) Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
(___) A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país.
(___) A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas sobre as consequencias da globalização no brasil, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta.
(___) Segundo Elias (2011) as transformações ocorridas na atividade agropecuária no Brasil, nas últimas cinco décadas, têm profundos impactos sobre a (re) organização do território brasileiro, resultando em novos arranjos territoriais. Entre esses, destaca-se o que o autor tem chamado de, nos últimos anos, de Regiões Produtivas Agrícolas (RPAs).
(___) As RPAs são os novos arranjos territoriais produtivos agrícolas, os territórios das redes agroindustriais, escolhidos para receber os mais expressivos investimentos produtivos inerentes ao agronegócio globalizado, representando suas áreas mais competitivas. Nelas encontram-se partes dos circuitos espaciais da produção e círculos de cooperação de importantes commodities agrícolas, evidenciando a dinâmica territorial do agronegócio.
(___) Nas RPAs, as grandes corporações concernentes às redes agroindustriais são os maiores agentes produtores do espaço agrário e urbano. Como consequência de tais processos, intensificam-se as relações campo-cidade e a urbanização, uma vez que as redes agroindustriais necessitam também de processos que se dão no espaço urbano próximo às áreas de produção agrícola e agroindustrial, incrementando o crescimento de cidades totalmente funcionais ao agronegócio, as quais passam a ter novas funções, tal como a de gestão desse agronegócio globalizado. Processa-se, em última instância, a produção de territórios especializados e corporativos inerentes a esse agronegócio.
(___) Por outro lado, é importante reconhecer a existência de especificidades nas formas de produção e apropriação do espaço agrícola e urbano nas diferentes Regiões Produtivas Agrícolas, importantes nós, pontos ou manchas de redes agroindustriais com circuitos espaciais de produção globalizados, com poder de promover significativas (re) estruturações urbanas e regionais. Todas merecem atenção em um país de grandes dimensões e diversidade regional como o Brasil.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, V, V.
V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre processos agrícolas e escolha a alternativa correta.
I. Atualmente divide-se os processos agrícolas em sete blocos distintos mundiais: Agricultura Indígena; Agricultura Tradicional; Agricultura Convencional ou Moderna; Agricultura Alternativa ou Agricultura Orgânica ou Agroecologia; Agricultura Natural; Agricultura Biodinâmica e Permacultura.
II. Estes processos agrícolas se distinguem enquanto utilização de seus métodos e formas de condução de seus cultivos. Também se diferenciam em seus processos históricos de formação e no seu impacto sobre o meio social e atividade econômica.
III. A agricultura convencional prioriza a monocultura e grandes extensões de plantações, causando desequilíbrios ecológicos graves, abusando do uso de insumos e agrotóxicos, causando degradação do solo e dos recursos hídricos, e desmatamentos. Além disso, emprega pouca mão de obra, pois utiliza muito maquinário.
IV. Os processos agroecológicos de produção são, portanto, conservadores dos recursos naturais renováveis e econômico no uso de recursos naturais não renováveis como o petróleo, potássio, fósforo, e outros elementos. Esses fatores contribuem para que o balanço energético seja positivo, ao contrário do que ocorre na agricultura convencional.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
A Agricultura indígena e tradicional caracteriza-se por:
I. Corresponder à agricultura oriunda de culturas milenares, sumamente adaptadas a seus ecossistemas, e limitadas por seus aspectos físicos, econômicos e culturais, herdados através de séculos de atividades agrícolas.
II. Não objetiva a produção de alimentos visando o enriquecimento financeiro, mas o estado de satisfação pessoal e familiar, impulsionados pela geração de abundância alimentar e material.
III. Nesta agricultura é notada a íntima integração das atividades agrícolas com o ecossistema. A Amazônia brasileira é o seu maior exemplo para o mundo de sua imensa importância, nível de eficiência ecológica e sustentável e forma de organização social e cultural.
IV. Em seu sistema agrícola inclusive há uma maior preocupação ecológica e um maior respeito à vida silvestre por seus agricultores tradicionais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Julgue as questões abaixo sobre biomas e faça a escolha da alternativa correta correspondente:
(___) O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Além disso sofre influencia do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal localizado no norte do Paraguai e leste da Bolívia).
(___) Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
(___) A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país.
(___) A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, V, V.
V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre processos agrícolas e escolha a alternativa correta.
I. Atualmente divide-se os processos agrícolas em sete blocos distintos mundiais: Agricultura Indígena; Agricultura Tradicional; Agricultura Convencional ou Moderna; Agricultura Alternativa ou Agricultura Orgânica ou Agroecologia; Agricultura Natural; Agricultura Biodinâmica e Permacultura.
II. Estes processos agrícolas se distinguem enquanto utilização de seus métodos e formas de condução de seus cultivos. Também se diferenciam em seus processos históricos de formação e no seu impacto sobre o meio social e atividade econômica.
III. A agricultura convencional prioriza a monocultura e grandes extensões de plantações, causando desequilíbrios ecológicos graves, abusando do uso de insumos e agrotóxicos, causando degradação do solo e dos recursos hídricos, e desmatamentos. Além disso, emprega pouca mão de obra, pois utiliza muito maquinário.
IV. Os processos agroecológicos de produção são, portanto, conservadores dos recursos naturais renováveis e econômico no uso de recursos naturais não renováveis como o petróleo, potássio, fósforo, e outros elementos. Esses fatores contribuem para que o balanço energético seja positivo, ao contrário do que ocorre na agricultura convencional.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
A Agricultura indígena e tradicional caracteriza-se por:
I. Corresponder à agricultura oriunda de culturas milenares, sumamente adaptadas a seus ecossistemas, e limitadas por seus aspectos físicos, econômicos e culturais, herdados através de séculos de atividades agrícolas.
II. Não objetiva a produção de alimentos visando o enriquecimento financeiro, mas o estado de satisfação pessoal e familiar, impulsionados pela geração de abundância alimentar e material.
III. Nesta agricultura é notada a íntima integração das atividades agrícolas com o ecossistema. A Amazônia brasileira é o seu maior exemplo para o mundo de sua imensa importância, nível de eficiência ecológica e sustentável e forma de organização social e cultural.
IV. Em seu sistema agrícola inclusive há uma maior preocupação ecológica e um maior respeito à vida silvestre por seus agricultores tradicionais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Julgue as questões abaixo sobre biomas e faça a escolha da alternativa correta correspondente:
(___) O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Além disso sofre influencia do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal localizado no norte do Paraguai e leste da Bolívia).
(___) Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
(___) A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país.
(___) A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
A Agricultura indígena e tradicional caracteriza-se por:
I. Corresponder à agricultura oriunda de culturas milenares, sumamente adaptadas a seus ecossistemas, e limitadas por seus aspectos físicos, econômicos e culturais, herdados através de séculos de atividades agrícolas.
II. Não objetiva a produção de alimentos visando o enriquecimento financeiro, mas o estado de satisfação pessoal e familiar, impulsionados pela geração de abundância alimentar e material.
III. Nesta agricultura é notada a íntima integração das atividades agrícolas com o ecossistema. A Amazônia brasileira é o seu maior exemplo para o mundo de sua imensa importância, nível de eficiência ecológica e sustentável e forma de organização social e cultural.
IV. Em seu sistema agrícola inclusive há uma maior preocupação ecológica e um maior respeito à vida silvestre por seus agricultores tradicionais.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Julgue as questões abaixo sobre biomas e faça a escolha da alternativa correta correspondente:
(___) O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Além disso sofre influencia do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal localizado no norte do Paraguai e leste da Bolívia).
(___) Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
(___) A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país.
(___) A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.
Todas estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas